O Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica Dom Moacyr (IDM) tem a missão de entregar à população acreana cursos profissionalizantes, oferecendo uma formação de qualidade. Para cumprir o desafio, conta com unidades descentralizadas, que realizam formação inicial e continuada.
Essa rede dinâmica atende em diversas áreas profissionais, levando em conta as necessidades de cada localidade. A diretora-presidente do IDM, Rita Paro explica: “Nosso objetivo é democratizar o ensino, e já temos essa meta realizada, pois temos cursos sendo realizados em todos os 22 municípios do estado”.
A regional do Juruá tem a sua unidade em Cruzeiro do Sul, onde está localizado o Centro de Formação e Tecnologias da Floresta (Ceflora). Atualmente estão em andamento os seguintes cursos técnicos: Informática, Hospedagem, Nutrição e Dietética, Segurança do Trabalho, Enfermagem, Costureiro, Cozinheiro, Representante Comercial, Agente de Combate às Endemias, Agente Comunitário de Saúde, Pintor e Piscicultor.
O Baixo Acre conta com o Centro de Educação Profissional e Tecnológica João de Deus, situado em Plácido de Castro. A rede se completa com o Núcleo de Educação Profissional no município de Tarauacá, que atende as demandas de oferta de cursos dos municípios de Feijó e Jordão. E, por fim, o Núcleo de Educação Profissional do Polo Moveleiro de Xapuri, que atende o Alto Acre.