As arrecadações para o Brechó de Natal do Centro de Apoio à Semiliberdade, ao Egresso e Familía (Casef) começaram há um mês. O evento será realizado no próximo dia 20 de dezembro para as famílias dos socioeducandos. Sensibilizadas com a causa, as primeiras-damas Marlúcia Cândido e Gicélia Viana doaram à unidade vestimentas, objetos e cestas básicas por meio dos projetos sociais Acre Solidário e Rio Branco Amiga.
No Casef, roupas, bolsas, utensílios domésticos, móveis e sapatos usados se transformam em novidades para famílias de baixa renda, como é o caso de muitos adolescentes que cumprem medida naquela unidade, explica a diretora do local, Cíntia Pontes. “Temos meninos que usam a mesma roupa todos os dias. É um público realmente carente que necessita da atenção básica, a fim de melhorar a autoestima”, afirma.
O Brechó de Natal funcionará por meio do método da meritocracia. Dessa forma, os adolescentes conquistam pontos de acordo com o bom comportamento e pela participação nas atividades do Casef. Os pontos se transformam em moeda própria, que eles utilizarão para comprar os objetos arrecadados.
“A parceria com as primeiras-damas reafirma que somos uma rede de assistência em conexão. O maior beneficiado com isso é o nosso público”, declara Cíntia.
De acordo com o presidente do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), Henrique Corinto, a equipe da unidade de semiliberdade tem trabalhado para resgatar os vínculos familiares. “A atividade também contribui com a vida social dessas pessoas, que enfrentam as mais variadas formas de dificuldade financeira e social. Contribuir com a educação, profissionalização e assistência tem sido o nosso desafio”, afirma.