Inspiração
Escritor, poeta, cordelista e ativista cultural, Iovani Ribeiro publicou dois livros – ambos financiados pelo Edital Cultura e Comunidade. O lançamento dos livros ocorreu em Assis Brasil, no início de deste mês, com a presença do Claudemir Mesquita, membro da Academia Acreana de Letras, da radialista Nilda Dantas e da Rádio Humanizar.
Iovani, natural da cidade de Recife, veio para Acre em 1987 a serviço do Exército brasileiro, fixando residência em Assis Brasil em 1988. “Tudo que faço é voltado para esta cidade, tenho um amor muito grande por ela”, ressalta.
Segundo a professora Sônia Bessa, que prefaciou um dos livros, o artista sempre se preocupou com a autoestima das pessoas do município, principalmente das crianças e adolescentes. “O poeta Iovani tem um estilo próprio, é criativo, divertido e inteligente. Surpreende com seu talento para criar e com a arte que possui para lapidar e montar seus versos”, avalia.
Um dos livros publicados foi o “S-o-l-e-t-r-a-n-d-o com as crianças”, que reúne histórias, poesias, versos e canções. É uma homenagem aos alunos da escola infantil Simon Bolívar, situada no município. “Me inspirei nas crianças. Um dia passei na escola e comecei a observar os alunos que estavam cantando, então comecei a escrever umas poesias”, relata o poeta.
Outro livro foi “Irmãos Freire e o Seringal Paraguaçu de 1908 a 1930”, composto por cordéis, relatando a passagem dos irmãos Freire pelo Acre, que chegaram de navio em 1908, fugindo da seca nordestina, e fundaram o famoso Seringal Paraguaçu.
O servidor público Enilson Oliveira comprou o livro para sua filha de três anos e falou sobre a obra. “O que mais chamou a atenção da minha filha no livro foram as ilustrações. O livro é bem colorido, ela fica atenta, olhando todos os desenhos”, diz.
Os livros de Iovani Ribeiro estão à venda na Livraria Paim, em Rio Branco.
Um incentivo à cultura para todo estado
O Edital Cultura e Comunidade tem como objetivo apoiar projetos artístico-culturais de produção, formação e difusão cultural. Podem apresentar projetos artistas, artistas fazedores de cultura, produtores culturais e a comunidade em geral, com efetiva atuação na área cultural.
“Batizei esse edital com o nome Cultura e Comunidade para se tornar instrumento político voltado para a própria comunidade, potencializando e valorizando artistas de todo o estado”, afirma a presidente da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour (FEM), Francis Mary Lima.
Os interessados podem apresentar seus projetos até o dia 10 de janeiro de 2014. As áreas contempladas são produção, circulação, formação, leitura, memória, difusão, conservação, criação e eventos.