No dia 22 de dezembro de 1988, Francisco Alves Mendes Filho, o Chico Mendes, foi assassinado. Mas seus ideais continuam sendo referência na luta pela preservação da Amazônia e dignidade de seus moradores.
E para celebrar o legado do líder seringueiro, o governo do Estado realiza a Semana Chico Mendes. Este ano, o evento faz parte de uma série de atividades desenvolvidas pela comissão 25 Anos Chico Mendes Vive Mais, que tem o patrocínio da Petrobras 60 Anos.
As atividades se encerram no próximo domingo, 22, quando será feita uma solene homenagem.
O dia começa na cidade de Xapuri, onde haverá uma missa às 10 horas. Já em Rio Branco, a partir das 18 horas, como parte da programação de Natal, continua o canto da Ave Maria.
Em seguida, às 18h25 minutos, inicia-se a solene homenagem na Praça dos Povos da Floresta, onde está a escultura de Chico Mendes de mãos dadas com um menino, que representa o futuro.
Haverá a apresentação do coral da Escola Acreana de Música e da cantora Verônica Padrão, ato ecumênico, participação de seringueiros e extrativistas de Xapuri e de dom Moacyr Grecchi, ex-bispo do Acre, que conviveu com Chico Mendes. Ainda durante à noite, um momento especial de acendimento de porongas.
A solenidade será encerrada em frente ao Palácio Rio Branco, onde o público será saudado pelo coral da Escola Adventista, formado por 100 crianças, e poderá assistir à exibição do video mapping.
“Assim nós fecharemos o ano com toda a emoção, como todos os eventos foram feitos”, diz Marcos Afonso, diretor da Biblioteca da Floresta e membro da comissão organizadora, que também faz o convite: “Leve sua família domingo, a partir das 18 horas, para a frente do Palácio, onde vamos ter um início de noite extremamente emocionante e de muito respeito aos ideais de Chico Mendes”.