O Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) realiza há cinco dias uma limpeza no açude onde é feita a captação de água na Vila Campinas. O serviço é para melhorar a qualidade da água fornecida na Vila pertencente ao município de Plácido de Castro.
Foi deslocada de Rio Branco até a Vila uma draga para retirar toda a lama do fundo do açude. De acordo com o gerente de Controle da Qualidade da Água, Filogonio Ribeiro, apesar de não possuir coliformes fecais e nem influenciar na turbidez, o Depasa decidiu remover esses resíduos para que a água permaneça dentro dos padrões do órgão. “Esse açude já é antigo, tem cerca de 20 anos. Então é necessário fazer essa limpeza para que a água não possua cheiro e nem cor”, afirmou.
Hoje, a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Vila Campinas produz dez litros de água tratada por segundo, o suficiente para atender a todos os consumidores da comunidade. A execução da limpeza não compromete o abastecimento de água.
“É uma tentativa de melhoramento da água bruta. Por ser um manancial de água bruta represado, as impurezas daquele manancial se acumulam no fundo do açude, ocasionando mudanças no comportamento físico-químico da água. Então essa dragagem do fundo do açude ajuda para que a gente tenha uma melhor qualidade, embora, bacteriologicamente falando, ela não possua alteração nenhuma”, disse o diretor-presidente do Depasa, Felismar Mesquita.