Na era da tecnologia muitos consumidores optam por comprar pela Internet, estratégia que facilita as compras em um cotidiano corrido, típico dos brasileiros. Mas apesar da facilidade e comodismo, essa modalidade costuma dar muita dor de cabeça aos consumidores, e é para evitar isso que o Procon Acre dá algumas dicas.
Uma delas é a respeito da credibilidade dos sites de compras. É preciso verificar se eles são confiáveis, o que pode ser feito no portal www.procon.ac.gov.br. Vale também pesquisar o nome da empresa nos portais de busca e obter informações com pessoas que já tenham comprado nesses sites.
Entrega
O consumidor deve ficar atento ao prazo de entrega, para que o produto não chegue depois da data prevista – as informações sobre esse prazo deverão constar na hora da compra, para um melhor planejamento por parte do comprador. Outro fator importante a ser observado, refere-se a despesas adicionais que podem ocorrer com fretes ou taxas adicionais.
Pagamento
Na hora de pagar, se a opção for o cartão de crédito, o cuidado precisa ser redobrado. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), a empresa tem a obrigação de apresentar outras formas de pagamento, estabelecendo que as compras realizadas fora do estabelecimento comercial podem ser canceladas em até sete dias.
“É muito cômodo e fácil realizar compras pela internet, porém é essencial que o consumidor esteja atento e cauteloso, evitando desgastes e prejuízos, estando o mesmo numa posição muito vulnerável. O ideal é que realize a compra por meio de computadores particulares, compare preços e sites, se a loja virtual indica o seu endereço fixo, telefone do serviço do atendimento e e-mail, leia as condições de contratação, prazo de entrega”, orienta Vanuza Messias, diretora do Procon.