O programa itinerante “Mulher + Vida”, lançado em dezembro pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), já beneficiou cerca de 80 mulheres. Na manhã desta sexta-feira, 3, o Centro Oncológico do Acre (Cecom), em Rio Branco, recebeu mais 38 mulheres, vindas de Brasileia.
A meta é oferecer exame de mamografia, buscando combater o câncer de mama, em todos os municípios do estado. “Muitas dessas mulheres não possuem condições financeiras para pagar exames particulares. O nosso objetivo é possibilitar o acesso delas aos diagnósticos gratuitos que podem preveni-las de um câncer ou tratá-lo o mais rápido possível”, explicou a médica Pricila Murod.
Maria Francisca Costa foi uma das beneficiadas com o “Mulher + Vida”. Ela veio de Brasileia para fazer a mamografia. “Quando minha vizinha teve que retirar o seio, eu quis me prevenir. Como na minha família existem casos de pessoas com câncer, é muito importante estar atenta. E ver que tem pessoas que se preocupam com a gente, é muito bom”, relatou Maria.
Já a senhora Iolanda Nantes, 59, esperava pelo exame há seis meses e não tinha condições de pagar. “Eu ouvi o anúncio pelo rádio e já liguei para me inscrever”, contou.
Para que as mulheres venham do interior fazer os exames na capital, o governo do Estado oferece transporte e alimentação, gratuitamente. Segundo a Sesacre, o programa terminará somente quando todos os municípios do Acre forem atendidos. Aproximadamente, 37 mil mulheres deverão ser atendidas pelo programa.