A gerência da Organização em Centrais de Atendimento (OCA) registrou no primeiro mês de 2014 um aumento significativo na procura pelos serviços oferecidos pela central. Estatísticas do órgão, que tem capacidade para sete mil atendimentos diários, apontam que em alguns dias da semana o número tem um incremento de mais de mil pessoas. Buscando alternativas para oferecer o melhor atendimento ao cidadão, a direção elaborou uma tabela informando o melhor dia e horário para buscar os serviços.
A OCA é um projeto pioneiro no Brasil e mudou o modelo de atendimento ao cidadão feito pelas secretarias de governo e demais órgãos públicos do Acre. Atualmente mais de 20 serviços estão disponíveis para a população, entre eles a emissão do documento de identidade, carteira de habilitação e o cadastramento biométrico.
Para facilitar o atendimento, no período das férias escolares, os pais que não tiverem com quem deixar os filhos podem ficar tranquilos. O órgão reservou um espaço onde funciona a brinquedoteca, com vários monitores e diversas atividades recreativas durante todo o dia.
Anderson Cogo, gerente da central Rio Branco, disse que a procura pelos serviços oferecidos teve um crescimento significativo nos últimos dias e que um esquema especial foi montado para atender todos aqueles que procuram a OCA. “Os primeiros meses do ano são sempre aqueles que o cidadão escolhe para resolver pequenos problemas. As pessoas devem preferir um horário alternativo para vir a central e evitar filas e longo tempo de espera. Mesmo assim, nós estamos preparados para atender e bem servir o cidadão”, afirmou.
O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran), que também tem um posto de atendimento na OCA, atendeu, nos primeiros oito dias do ano, quase três mil pessoas. Francisco Amorim, gerente do Detran, diz que a procura pelos serviços oferecidos sempre foi grande e o motivo é um só.
“As pessoas vêm aqui porque têm tudo em um só lugar. A OCA fica no centro da cidade e aqui elas resolvem o que tem para resolver de maneira rápida e eficiente”, disse o servidor.
A direção da central informa que os canais alternativos para tirar suas dúvidas sobre os serviços estão à disposição. Pelo telefone 3215-2324 o cidadão pode agendar a emissão da 2ª via da carteira de identidade, por exemplo. Quem preferir as redes sociais, pode acessar o perfil da OCA no Facebook, consultar o tempo médio de atendimento e tirar suas dúvidas pelo bate-papo.