O curso de Montagem e Manutenção de Computadores está despertando interesse nos adolescentes do Centro Socioeducativo Juruá, localizado no município de Cruzeiro do Sul, afirma o diretor da unidade, Erisson Cameli. De acordo com ele, a capacitação na área da tecnologia é uma das mais almejadas no local.
Ministrado pelo Instituto Dom Moacyr (IDM), o curso tem carga horária de 160 horas e deverá certificar todos os participantes. A profissionalização é oriunda do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que disponibilizou vagas ao Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), responsável pela execução das medidas aos adolescentes em conflito com a lei.
Dessa forma, 12 socioeducandos participam das aulas profissionalizantes desde dezembro do ano passado. Esses jovens já haviam concluído o curso de Operador de Micro, pelo Instituto Federal do Acre (Ifac), em 2013, por isso, logo foram inseridos nesta nova capacitação. “Queremos trabalhar com a formação continuada. Como percebemos grande interesse deles pela área, resolvemos implantar essas aulas na unidade”, explica Erisson.
O presidente do ISE, Henrique Corinto, destaca a importância do Pronatec na vida dos socioeducandos. “Tem sido uma verdadeira revolução. Hoje, esses adolescentes já saem da unidade capacitados para o mercado de trabalho. Os governos estadual e federal são sensíveis a essa causa. Além disso, podemos contar com ótimos parceiros, sempre prontos para atender nossas demandas”, agradece.