O governador Tião Viana cumpriu nesta sexta-feira, 17, em Brasília, o segundo dia de audiências com ministros e dirigentes de outros órgãos públicos federais para acelerar a execução de ações e projetos em favor da população acreana, em especial de seu segmento mais carente.
A sexta-feira do governador começou no encontro que manteve com o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, com quem Tião Viana conversou sobre ações de incentivo ao setor empresarial, envolvendo a concessão de créditos e investimentos para a ampliação das atividades empresariais no estado visando a criação de mais empregos.
Segundo o governador, foi uma reunião proveitosa. “Tratamos de ações de incentivo ao setor empresarial, tendo em vista créditos, empregos e investimentos no nosso estado”, assinalou. Em seguida, o governador se encontrou com o ministro da Integração, Francisco Teixeira, com quem falou sobre a liberação de recursos para a remoção de 3,3 mil famílias das áreas de alagação de Rio Branco para as casas que estão sendo construídas na Cidade do Povo, no Segundo Distrito.
Acompanhado do secretário de Planejamento, Márcio Veríssimo, Tião Viana também tratou com o ministro da Integração da liberação de recursos para a recuperação dos ramais rurais do estado, considerados de importância fundamental para escoar a produção agrícola do Acre, que vem crescendo a cada ano com as ações de mecanização, armazenamento, aquisição de alimentos e de assistência técnica que seu governo vem promovendo em favor dos pequenos produtores de todo o território acreano.
O governador também se encontrou com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a quem pediu o aumento de vagas este ano para o ensino profissionalizante do estado, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Inicialmente, o Ministério autorizou o total de 14,3 mil vagas, mas o governador quer que este número seja elevado para 20 mil vagas. O ministro Mercadante prometeu estudar o “justo” pleito do estado.
Tião Viana também conversou com Aloizio Mercadante sobre a instalação do Instituto de Ciências e Filosofia do Acre, além de outras ações visando a expansão universitária no estado. Com o secretário-executivo do Ministério das Cidades, Carlos Antônio Vieira, o governador discutiu as ações da segunda fase da Cidade do Povo, que vai oferecer o total de 10,5 mil casas para a população carente.