Um dos maiores momentos de fé do Acre, a Festa de São Sebastião, em Xapuri, reuniu nesta segunda-feira, 20, milhares de fiéis de todo o estado para celebrar a renovação e orar em agradecimento e por uma vida melhor. O governador Tião Viana também fez questão de participar da 112ª edição da festa do santo que é padroeiro da cidade.
“São Sebastião é o santo dos pobres. Sua história é um dos momentos mais bonitos do cristianismo. Eu sou um verdadeiro devoto dele, que abençoa minha casa, minha família, além de fazer parte da fé do povo do Acre”, disse o governador Tião Viana. O governo do Estado apoia a realização do novenário, que faz parte do calendário cultural e religioso do Acre.
A festa deixou Xapuri bastante movimentada. A igreja onde é celebrada a missa em comemoração ao santo ficou completamente lotada, a procissão se estendeu pelas ruas da cidade com milhares de pessoas e até mesmo o comércio local comemorou o grande movimento turístico.
![A procissão em homenagem ao padroeiro de Xapuri levou milhares de pessoas às ruas (Foto: Sérgio Vale/Secom)](http://www.agencia.ac.gov.br/wp-content/uploads/2014/01/procissao_xapuri_governador_foto_SV_20-01-14-8_Fotor_Collage-580x434.jpg)
Para o senador Jorge Viana, que também esteve presente, “esse é um dos atos cristãos mais importantes que temos no Acre. É um momento de renovarmos nossas esperanças, nossa fé, principalmente por dias melhores para aqueles que mais precisam”. Já o senador Aníbal Diniz lembrou como a festa é simbólica para a população de Xapuri, tão devota de São Sebastião: “A gente vê a população inteira saindo de suas casas para acompanhar o santo em procissão. Eu respeito e compartilho muito esse sentimento de fé do nosso povo”.
Para pessoas como Marinalda dos Santos, São Sebastião é um verdadeiro operador de milagres. Vítima de um AVC em julho do ano passado, ela ficou em sem andar e falar, completamente sozinha. “A única coisa que eu tinha era minha fé, então eu me apeguei a São Sebastião. Eu entrei nessa igreja de cadeira de rodas, recebi uma benção e voltei a falar e andar. A gente só lembra de Deus quando está desesperado, mas cada dia da minha vida eu agradeço a Deus por existir”, conta emocionada a devota do santo.