Criada há quase dois anos, a Ouvidoria da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) é um canal de comunicação que visa estreitar a relação entre o cidadão e os gestores dos hospitais e unidades de saúde, de modo a garantir uma melhor qualidade nos serviços prestados à população. Somente no ano passado, foram registrados 3,8 mil atendimentos.
Segundo a técnica em ouvidoria da Sesacre, Maria das Dores de Freitas, a Ouvidoria é uma das melhores formas para que os serviços de saúde sejam melhorados constantemente. “É como um termômetro que informa o que está ocorrendo, aponta o porquê da população está reclamando ou denunciando algo. Dessa maneira, os gestores podem resolver os possíveis problemas”, explica.
Maria disse que os meios mais utilizados pela população ainda é o telefone e o atendimento presencial. Ela acrescenta que o cidadão interessado em se manifestar de alguma forma deve, antes de tudo, identificar-se, informando o endereço, número de telefone ou e-mail, para que assim possa receber a resposta do que solicitou. Caso não queira se identificar, ele pode pedir sigilo e sua identidade será preservada.
Entre as atribuições da ouvidoria estão dar informações, receber e examinar solicitações, reclamações, denúncias, sugestões e elogios encaminhados pelos cidadãos; encaminhar as manifestações feitas aos gestores e diretores responsáveis; acompanhar e garantir o direito de resposta às demandas de forma objetiva e clara.
A ouvidoria trata de questões relacionadas às unidades de Pronto Atendimento (UPA), Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco, Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), Maternidade Bárbara Heliodora, Hospital da Criança e demais setores que compõem a Sesacre.