O Instituto Dom Moacyr (IDM) realiza nesta segunda-feira, 03, atividades de acolhimento para os alunos dos cursos técnicos de nível médio de Rio Branco, no Centro de Formação Profissional e Tecnológica Campos Pereira e na Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha.
Os cursos técnicos ofertados são nas áreas de: Design de Móveis, Publicidade, Contabilidade, Rede de Computadores, Manutenção e Suporte em Informática; e nas áreas da saúde com os cursos técnicos de: Enfermagem, Análises Clínicas, Radiologia, Imobilizações Ortopédicas, Gerência em Serviços de Saúde, Saúde Bucal e Nutrição e Dietética, totalizando 270 alunos em Rio Branco.
Os cursos são ofertados pelo governo do Estado, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Emprego (Pronatec). Os alunos realizam a formação técnica concomitante com o ensino médio, que é destinada aos matriculados em escolas públicas do Estado. Com a qualificação o governo visa garantir o acesso, a permanência e o êxito dos novos profissionais no mercado de trabalho.
As atividades dos cursos são dinâmicas, contemplam teoria e prática, desenvolvidas pela rede IDM pelo currículo por competência. Os alunos recebem material didático, lanche diário, vale transporte e fardamento escolar.
“Trabalhamos para garantir a expansão, onde a meta de formação profissional estabelecida pelo governador Tião Viana de 2011 a 2013 foi cumprida, com mais de 34 mil formações, porém vamos expandir mais para garantir o acesso não somente aos postos de trabalho que já existem, mas formando empreendedores com habilidades e competências necessárias ao mundo do trabalho,” enfatizou o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão.
Leandro Peres, de 17 anos, morador do bairro Jorge Lavocat e aluno do curso de manutenção de computadores, afirmou: “os estudos têm me proporcionado uma boa profissão. Já faço manutenção de equipamentos e tem pessoas aguardando para eu consertar seus computadores. Quero aproveitar e agradecer ao governador Tião Viana que está ajudando muitos jovens a sair das ruas, das drogas e a ter uma profissão.”