Símbolo de resistência cultural na década de 80, o Teatro Barracão, localizado na Estrada da Sobral, Baixada do Sol, lança calendário com oficinas, cursos e outras atividades, no dia 16 deste mês, a partir das 17 horas. A abertura terá a participação do Grupo Tambor de Fulô e Seus Cravos. A ideia é envolver a comunidade do lugar para que possam trabalhar o fazer artístico e cultural. O projeto é realizado pelo governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM).
O ator Yuri Montezuma coordenará as atividades que serão desenvolvidas no espaço. De segunda a sexta-feira, das 14 às 15h30 e das 19 às 20h30, serão realizadas as aulas de capoeira, e também ações do Telecentro Floresta Digital, das 8 às 12 horas e 14 às 18 horas. Será oferecida a oficina permanente de iniciação ao teatro, as terças, quintas e sextas-feiras, das 14 às 17 horas, com a direção de Yuri Montezuma.
A cartela de atividades temporárias inclui as oficinas de perna de pau, às quartas-feiras, das 9 às 11 horas, de teatro, terças e quintas-feiras, das 9 às 11 horas, e figurino (costura e desenhos), na segunda e sexta- feira, no mesmo horário.
“A ideia é dinamizar o espaço com atividades de capoeira, teatro, vídeo, leitura e culturas populares. O Barracão traz uma rica memória, dentro de um processo coletivo que abrange a comunidade, bem como a história do movimento teatral, com o grande Matias”, disse Karla Martins, presidente da FEM.