Servidores do Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco irão participar, de 17 a 27 deste mês, da primeira etapa do Curso de Excelência no Atendimento ao Cidadão. A iniciativa é do governo do Estado, juntamente com a direção do hospital, para melhorar a prestação de serviços aos mais de dois mil usuários que passam diariamente pela unidade de saúde.
O curso, realizado em três etapas, será ministrado pela equipe de humanização da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). Cada etapa terá cinco módulos e oito dias de duração. Os 120 servidores que manifestaram interesse em participar do curso serão divididos em três turmas de 40 alunos cada.
A equipe de humanização esteve durante uma semana no HC observando o setor de acolhimento, serviços de recepção e informação e identificando as dificuldades dos servidores no atendimento ao cidadão. “Nessa observação, pudemos traçar as diretrizes para elaboração dos módulos que serão ministrados aos servidores”, relata a gerente da Humanização da Sesacre, Loury Lima.
Os temas que serão discutidos com os servidores são: excelência no atendimento ao paciente, o perfil profissional de atendimento, relacionamento interpessoal, inteligência emocional, trabalho em equipe, resiliência, técnicas de atendimento, perfil e tipos de pacientes, comunicação eficaz e gerenciamento de crises e conflitos.
A abertura do curso será na próxima segunda, 17, às 18 horas, no auditório do HC. Nos demais dias, as aulas começarão às 17 horas, nas salas da gerência de ensino.