No último fim de semana, o governo do Estado certificou em Porto Acre 450 novos profissionais em 16 cursos ofertados pelo Instituto Dom Moacyr (IDM), por meio do Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Foram contemplados moradores das áreas urbana e rural, beneficiários dos programas de transferência de renda do governo federal.
A cerimônia foi na Vila do Incra. Estavam presentes familiares e cursistas, que demostravam muita satisfação por mais uma formação realizada. Susy Caroline da Silva, 20 anos, fez o curso de auxiliar administrativo. “O curso foi importante para eu conseguir um emprego. Fiz o estágio, gostaram de mim e já estou trabalhando.” Susy pretende fazer o curso de informática.
Ana Maria Araújo, 21, que fez o curso de vendedora, disse que aprendeu a atender os clientes, noções de informática e também a elaborar documentos. “Sou grata ao governador Tião Viana, que com todo carinho veio ofertar os cursos para gente”, reconhece.
Já o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão, completa: “Com a qualificação, o governo do Estado objetiva a autonomia financeira das pessoas, na qual o esforço e o desempenho de cada um é o elemento transformador. A educação desenvolve o conhecimento e possibilita a inserção de profissionais qualificados para o mercado de trabalho”.