Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Artesãos participam de Workshop de Design em Látex – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Artesãos participam de Workshop de Design em Látex

“É uma fonte de renda carro-chefe, o artesanato da borracha.” José Rodrigues de Araújo, o “Doutor da Borracha” (Foto: Luciano Pontes/Secom)
“É uma fonte de renda carro-chefe, o artesanato da borracha.” José Rodrigues de Araújo, o “Doutor da Borracha” (Foto: Luciano Pontes/Secom)

Teve início nesta segunda-feira, 17, o Workshop de Design em Látex. Até a sexta-feira, 21, artesãos que já trabalham com o produto serão capacitados na Metodologia de Design Estratégico. As técnicas são ministradas por professores do Istituto Europeo di Design (IED). Criado em 1966, na Itália, o instituto é referência em formação avançada de design.

Participam do workshop representantes da Reserva Extrativista do Cazumbá Iracema, em Sena Madureira, da Amopreab (Associação dos Moradores e Produtores da Reserva Extrativista Chico Mendes), em Brasileia e Xapuri, o “Doutor da Borracha”, de Epitaciolândia, e o Grupo da Comunidade de Artesãos do Calafate, em Rio Branco.

“Pra nós é uma alegria de compartilhar nosso dom de ensinar e também de aprender muito mais.”
                                                                                                                                        Gilberto Miranda Maia, artesão 

Outro conhecido artesão é José Rodrigues de Araújo, o Doutor da Borracha. Em 2004 participou dos primeiros cursos para uso do látex na forma de FDL (Folha Defumada Líquida). A partir de 2005, começou a fazer artesanato com essa matéria-prima. Em seguida ele, e outros artesãos, passaram foram capacitados para trabalhar com látex na forma FSA (Folha Semi-Artefato), usada hoje na produção de sandálias e sapatos.

O artesão considera a seringueira a mãe de todos. “Meu Pai foi criado com o leite de seringa, eu, estou criando meus filhos, e hoje é uma fonte de renda carro-chefe, o artesanato da borracha” comenta o “Doutor da Borracha”, que produz 120 pares de calçados por mês e com o workshop espera ampliar os negócios. “A expectativa é expandir mais, crescer, porque eu tenho grande fé na borracha, na seringa, que só tem a fazer crescer a produção.”

Sapatos produzidos por artesãos acreanos com FSA  (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Sapatos produzidos por artesãos acreanos com FSA (Foto: Luciano Pontes/Secom)

Como o trabalho já cresceu com o esforço e busca pessoal de cada grupo de artesãos, agora é necessário atribuir valor ao produto, explorando o potencial criativo e aspectos de design. “Com isso, melhorar o resultado que se pode trazer para a comunidade, para si próprio e para o Estado como produtor estratégico de látex. Essa cultura de sustentabilidade fica muito reforçada com isso”, comenta Fabiano Pereira, coordenador do Projeto Acre Látex Design Lab.

O Workshop é ministrado na Escola da Floresta, km 19 da Estrada Transacreana, em Rio Branco, como parte do Projeto Acre Látex Design Lab, idealizado pela arquiteta e urbanista Marlúcia Cândida. “A grande expectativa é mostrar para o mundo que o nosso sapato de seringa é valoroso. É um sapato confortável, bonito, e a gente quer vê-lo atravessando fronteira com qualidade, por isso chamamos o Istituto Europeo di Design para nos ajudar a aprimorá-lo e encontrar mercado”, comenta.

O projeto é desenvolvido pelo governo do Estado, através do Instituto Dom Moacyr e tem a parceria do Sebrae, que com o Projeto Artesanato Acreano ExpoArte tem o objetivo de levar esses produtos para os grandes eventos que o Brasil vai sediar como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. “Então o Sebrae está preparando esses artesãos , microempreendedores, para se aperfeiçoaram para levar um produto de qualidade e mostrar a cultura do nosso Estado lá fora”, explica Sirlana Peres, gerente da unidade de comércio e serviços do Sebrae-Acre.

Secretaria de Pequenos Negócios, ICMBio (Instituto Chico Mendes para a Conservação da Biodiversidade) e Seaprof (Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e  Produção Familiar) apoiam as ações. Para o secretário Lourival Marques, da Seaprof, a iniciativa vem complementar a cadeia produtiva da borracha no Estado que tem  florestas plantadas, incentivo no subsídio para os produtores rurais, contrato com empresas europeias e a fábrica de preservativos masculinos. “Esse treinamento dá uma oportunidade a mais para o nosso produtor rural que trabalha com a borracha no Estado.”

Sobre o IED

O IED é uma rede internacional que atua nos campos da educação e da pesquisa, nas áreas de design, moda, artes visuais e comunicação. A escola é um laboratório criativo e dinâmico. As rápidas transformações nos diversos contextos produtivos encontram resposta imediata no conteúdo dos cursos oferecidos pelo IED.

A escola está presente na Itália – em Milão, Turim, Roma e Veneza –, na Espanha – em Madrid e Barcelona – e, desde 2005, no Brasil, em São Paulo. Os estudantes da rede internacional do IED são provenientes de mais de 90 países de todos os continentes. A diversidade cultural é uma constante que enriquece a escola. Desde o seu nascimento, em 1966, na Itália, o IED formou mais de 90 mil estudantes.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464