Em visita à capital, Kiki Deere, jornalista britânica do guia de turismo Rough Guide, se mostrou surpresa com o que viu durante sua estadia, nos dias 15 e 16 deste mês, em que esteve em Rio Branco desenvolvendo seu trabalho. Para sua vinda, Kiki solicitou apoio da Secretaria de Turismo e Lazer (Setul).
A pesquisa consistia em atualizar os dados do capítulo “Amazônia”, cedidos no livro impresso, com conteúdo também digital, produzido na Inglaterra e vendido em toda Europa. As últimas informações foram coletadas em 2009 e a atualização será publicada em outubro deste ano.
De todos os estados em que esteve nas cinco semanas de trabalho pela região Norte – Pará, Amapá, Amazonas, Roraima, Acre e Rondônia –, a repórter disse que o Acre é um dos mais preparados para receber turistas e se impressionou com os museus e a limpeza da cidade.
Kiki Deere visitou o Museu do Palácio Rio Branco, além de outros pontos turísticos como Gameleira, Novo Mercado Velho, Parque Capitão Ciríaco e o Sítio Histórico Quixadá, no qual chegou pelo acesso fluvial, contemplando a natureza envolta, vista que a viagem de barco oferece.
Segundo ela, oque não pode deixar de ser feito em visita ao estado é o sobrevoo a floresta amazônica e a visualização dos geoglífos, que podem ser realizados por meio de voo de balão, produto turístico oferecido pela Eme Amazônia.
Na mídia, as orientações não são só quanto aos pontos turísticos e museus, mas, também, sugerem restaurantes e meios de hospedagem. Para mais informações sobre o guia de turismo Rough Guide, basta acessar http://www.roughguides.com/. Já sobre a jornalista, acesse http://www.kikideere.com/.