Um espaço vivo de estímulo às práticas leitoras. Assim é a Biblioteca Pública Padre Trindade, em Cruzeiro do Sul. Cerca de 500 pessoas, entre jovens, crianças e comunidade em geral já a visitaram e interagiram com as atividades de práticas leitoras. O novo prédio foi inaugurado na última quinta-feira, 20, pelo governo do Estado, como parte da política do livro e leitura.
Um grupo de estudantes do curso técnico em administração do Senac, acompanhados pela pedagoga Vanessa Claro, conheceram a biblioteca. Os alunos ficaram animados ao visitarem os quatro pavimentos, e o anexo, restaurado, que abriga o salão de leitura para estudos e pesquisas, além do mezanino Espaço HQ, o acervo literário amazônico, o acervo geral e o “Comunidade Digital” com 20 computadores e acesso gratuito à internet.
“Sou carioca e estou há quatro anos na cidade. Este espaço é rico e importante. Deveria ter bibliotecas dessas espalhadas pelo Brasil. Além de trazer os alunos também irei frequentar com minhas filhas. Aqui é um lugar de compartilhamento de conhecimento”, disse a pedagoga Vanessa.
Talita Lopes, 18 anos, integrava o grupo. A jovem cursa o segundo período de Matemática na Ufac e com um jeito curioso fazia perguntas aos agentes de leitura sobre tudo o que via. “Estou maravilhada, aqui é lindo demais, tudo limpo, organizado. Quantos livros! Nunca tinha visto tantos livros bons, assim. Não tenho internet e nem posso ter, é aqui que irei fazer minhas pesquisas em matemática. Tudo aqui é proveitoso pra nossa comunidade”, afirmou.
A Biblioteca Pública é coordenada pelo Departamento do Livro e Leitura (Dell) da Fundação Elias Mansour (FEM) e funcionará de segunda-feira a sábado das 8 às 21 horas.