Chefes de setores e diretores do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) participam, nesta segunda e terça-feira, 9 e 10, da oficina de elaboração de diagnóstico e plano de ação do Huerb, ministrada por técnicos do Ministério da Saúde (MS).
A oficina faz parte das ações de implantação do programa SOS Emergências no hospital, que foi incluído em outubro de 2013, por ser referência regional em atendimentos de média e alta complexidades. Antes do início da oficina, a equipe do MS fez uma visita ao Huerb, para conhecer o funcionamento da unidade de saúde.
Durante os dois dias, será feito o diagnóstico de possíveis problemas enfrentados pelo hospital. A partir daí, os participantes deverão elaborar um plano de ação para solucionar as questões.
Para o coordenador da clínica médica do Huerb, Josleilson Nascimento, a implantação do SOS Emergências representa uma reviravolta na qualidade do atendimento do hospital, pois a unidade irá ganhar mais estrutura, equipamentos e organização da unidade, com o acompanhamento do MS, para melhorar os serviços oferecidos para a população.
Os resultados esperados com a implantação do programa são a diminuição da superlotação e filas nos hospitais, menor tempo de permanência dos pacientes nas urgências, agilidade na realização de exames e internações, atendimento priorizado por critério de risco, humanizado e com acolhimento em todas as situações, e oferta de condições adequadas de assistência médica com melhoria da infraestrutura.
“É um processo longo, até que o hospital esteja funcionando dentro das normas do programa, mas esperamos ter uma unidade de saúde reposicionada e com melhores condições de atender a população”, disse o secretário adjunto de Estado de Saúde, Irailton Lima.
SOS Emergências
O SOS Emergências é um programa do governo federal, em parceria com hospitais de excelência, como Albert Einstein, Oswaldo Cruz, Samaritano e Sírio Libanês, por exemplo, que têm como objetivo promover o enfrentamento das principais necessidades desses hospitais, melhorar a gestão, qualificar e ampliar o acesso aos usuários em situações de urgência, reduzir o tempo de espera e garantir atendimento ágil, humanizado e com acolhimento.
Até 2014, serão implantados, em todas as regiões do país, mil equipes de atenção domiciliar e mais 400 equipes de apoio. O MS investirá R$ 1 bilhão para custear a implantação e manutenção desses serviços.