Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Governo investe na geração de patentes de produtos naturais – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Governo investe na geração de patentes de produtos naturais

A matéria-prima deriva de uma das 10 espécies da região explorada pela Funtac (Foto: Luciano Pontes/Secom)
A matéria-prima deriva de uma das 10 espécies da região explorada pela Funtac (Foto: Luciano Pontes/Secom)

O governo do Estado possui investimentos em estudos científicos e na concepção de produtos tecnológicos – abrangendo áreas como manejo de recursos naturais, construção civil e florestal –, com a possibilidade de geração de patentes.

É o caso do preservativo com lubrificante à base de óleo vegetal, cuja matéria-prima deriva de uma das dez espécies da região explorada pela Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac).

Financiada pelo Ministério da Saúde (MS), a pesquisa é executada em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), alinhada à política de sustentabilidade do Acre.

A proposta é utilizar elementos da flora Amazônica para a elaboração de itens adaptados a necessidade e ao consumo da comunidade, produzindo renda econômica e transformações sociais para os povos da floresta – é o conceito de “floresta habitada”.

Com patente

De acordo com o Índice Mundial Derwent de Patentes (DWPI), da Thomson Reuters – multinacional provedora de informações no setor de negócios –, o número de registros no Brasil cresceu 64% entre 2001 e 2010, o que representa 130 mil pedidos.

Luiz Augusto de Mesquita, é fundamental priorizar políticas públicas para a área (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Luiz Augusto de Mesquita, é fundamental priorizar políticas públicas para a área (Foto: Luciano Pontes/Secom)

No mesmo período, a Europa e o Japão registraram redução de 30% e 25%, respectivamente. A publicação também revela que o país acelerou no campo da inovação entre 2007 e 2010, quando atingiu o número de 5,5 mil “invenções únicas”.

“O preservativo com lubrificante à base de óleo vegetal possui características que podem enquadrá-lo como produto natural. E o natural está em destaque no mercado europeu. A certificação não representa apenas a possibilidade de venda no exterior, mas, sim, uma aposta na inovação”, explica Sílvia Basso, doutora em Biologia.

Para o diretor-presidente da Funtac, Luiz Augusto de Mesquita, é fundamental priorizar políticas públicas na área de ciência, tecnologia e inovação para o progresso de um país, junto à oferta de educação de qualidade.

“A nossa missão é garantir a produção científica, o desenvolvimento de novos produtos, a transferência de tecnologias e a captação de recursos para investimento em pesquisas”, ressalta.

Investimentos

Em fevereiro, o governo do Estado desenvolveu a primeira edição dos cursos “Propriedade Intelectual – Transferência de Tecnologia” e “Busca e Redação de Patentes”, ministrados na Fundação Escola do Servidor Público do Acre (Fespac).

A demanda integra o Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento dos Servidores Públicos – implantado na gestão Tião Viana –, que compreende o aperfeiçoamento de competências essenciais à obtenção de melhores resultados na prestação de serviços aos cidadãos.

“É uma ação de governo que motiva e valoriza o conhecimento”, destaca Heloísa Pantoja, presidente da Fespac. A meta é fornecer embasamento técnico e conceitual para a capacitação de servidores, pesquisadores e gestores responsáveis pela execução de políticas públicas nas áreas de ciência, tecnologia, inovação e propriedade intelectual.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464