A próxima segunda-feira, 24, é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Em alusão à data, as secretarias de Estado e do município de Saúde, por meio dos programas de Controle da Tuberculose, irão desenvolver um dia de orientações, a partir das 8 horas, no Centro de Saúde Eduardo Assmar, bairro 15, na capital.
Durante todo o dia, os técnicos de saúde irão orientar a população sobre os cuidados e formas de prevenção contra a tuberculose, além de realizar busca ativa para detectar pessoas com sintomas da doença nos demais postos de saúde da capital.
De acordo com a técnica do programa estadual de Controle da Tuberculose, Elcenira Farias, todas as medidas para o combate à enfermidade são adotadas. “Um dos nossos maiores desafios é convencer os pacientes a não abandonar o tratamento”, explicou.
Elcenira Farias ressalta, ainda, que no estado o índice de abandono do tratamento em 2013 foi relativamente baixo. Nove pessoas desistiram de continuar a terapia, o que corresponde 2,61% do total de pacientes.
Casos da doença no Acre
No estado, em 2013, foram notificados 376 casos de tuberculose, dos quais 316 fizeram o tratamento e ficaram curados – o que corresponde a 91,59% dos casos.
É uma doença infectocontagiosa e se espalha por meio do ar. É uma enfermidade previsível e curável em quase 100% dos casos, e é considerada prioridade de saúde pública. O tratamento é gratuito, com duração de seis meses, e está disponível nas unidades públicas de saúde.