De agora em diante, os moradores do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Tonico Sena, localizado na zona rural do município de Mâncio Lima, terão seus direitos jurídicos e os acessos às politicas públicas e financiamentos garantidos. Isso porque o governo do Estado por meio do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) entregou na sexta-feira, 21, na Associação dos Trabalhadores Rurais de Mâncio Lima, 93 dos 140 Contratos de Concessão de Direito Real de Uso – CCDRU da comunidade.
A entrega foi feita pelo governador Tião Viana e pelo coordenador do Incra no Vale do Juruá, Aparecido Serafim de Freitas.
O PDS Tonico Sena possui uma área de 44.783 hectares e recebeu esse nome em homenagem a um antigo morador da comunidade, a base do sustento das famílias está na produção de farinha.
Noélia Dia dos Santos é uma das 103 pessoas que vivem no assentamento e recebeu o contrato de concessão de uso da sua propriedade. Ela contou que a partir de agora poderá dar início a uma nova fase da sua casa. “Vou tentar conseguir um dinheiro no banco pra reformar minha casa e melhorar a produção da farinha que é de onde eu tiro o sustento da minha família. Sou muito grata ao governo por ter feito isso por nós”. disse
“Entregar esse documento de posse a essas famílias é a forma que temos de reconhecer o valor de cada um, além de incentivar a melhoria da renda familiar dos produtores, pois o título de propriedade é a abertura de um novo caminho da vida dessas pessoas” disse o governador do Estado Tião Viana.
O coordenador do Incra na região, Aparecido Serafim de Freitas, agradeceu a equipe de governo pelo apoio e o trabalho prestado às famílias. “A gente agradece muito ao governador por realizar esse sonho porque muita gente nem acreditava mais que esse momento chegaria”, comentou Serafim.
O senador Anibal Diniz, os deputados federais Thaumaturgo Lima, Perpétua Almeida e deputados estaduais, Astério Moreira, Geraldo Pereira e Eduardo Farias, estiveram presentes na entrega dos CCDRU.
O que eles disseram
“Com essa entrega, além de estar melhorando a qualidade de vida da população, o governo está premiando quem realmente trabalha e quem produz” Pérpetua Almeida, deputada federal.
“Título de posse de terra é um direito do produtor e o governo trabalha para garantir esse direito para mais e mais produtores do nosso Estado, eles ganham por poder ter acesso aos créditos e as políticas públicas e nós também ganhamos com o aumento da produção que abastece nossos mercados” Geraldo Pereira, deputado estadual.
“Esse esforço do governador Tião Viana com a presidenta Dilma através do INCRA trouxe para essas as famílias a segurança que eles precisam para produzir mais e progredir”. Anibal Diniz , senador.