A Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres) lançou nesta terça-feira, 25, em Senador Guiomard, a campanha estadual “Basta! Viver sem medo também é um direito nosso”. A proposta é conscientizar o poder público e a sociedade sobre a questão da violência doméstica.
Durante todo o dia, representantes da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Vulnerabilidade e Movimento Social estiveram reunidos, no Centro Cultural Manoel Gomes, com a diretora de Direitos Humanos da SEPMulheres, Joelda Pais, e a pesquisadora da Ufac, Fabiana Chaves, para receber melhores informações sobre a campanha.
De cunho educativo, a ação oferece uma capacitação em gênero, voltada para as relações sociais, feminismo e Lei Maria da Penha, aprofundando o debate para onde começa a violência. A meta é capacitar toda a Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Vulnerabilidade do Estado.
Joelda Pais destaca a importância de as prefeituras estarem envolvidas no processo. “O Estado tem criado mecanismo para a redução do índice de violência doméstica, mas é preciso que as prefeituras fortaleçam essas ações para que possamos obter maior êxito nos resultados”, disse.
O prefeito James Gomes lembrou que sua equipe tem mulheres nas pastas estratégicas da gestão. “O nosso esforço é no sentido de fazer um mandato inclusivo para que sirva de exemplo à sociedade, pois a mulher não é feita para ficar à margem”, destacou.
Senador Guiomard é o oitavo município a aderir à campanha. A meta é que, até junho deste ano, a ação seja propagada em todo o Estado. Para mas informações, ligar no (68) 3224-1661.