As secretarias Estadual (Sesacre) e Municipal de Rio Branco (Semsa) de Saúde, por meio das respectivas coordenações de Saúde da Criança, estão promovendo a Oficina de atualização no manuseio da Caderneta de Saúde da Criança, que será realizada nos dias 4 e 11 de abril, no auditório do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), na capital acreana.
O objetivo da oficina é promover a importância do acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil saudável, resgatar a prática da consulta de puericultura (acompanhamento do desenvolvimento infantil) nas unidades básicas de saúde e atualizar os profissionais enfermeiros no manuseio da Caderneta de Saúde da Criança. Posteriormente, esta capacitação será ofertada para os agentes comunitários de saúde e demais profissionais das outras regionais de saúde.
Segundo Pryscilla Aguiar, da Divisão de Saúde da Criança e Aleitamento Materno da Sesacre, “a atenção à Saúde da Criança tem como objetivo criar condições para que elas tenham um atendimento integrado com a prioridade para os grupos de risco, por meio de aumento de cobertura e melhoria da qualidade do atendimento, buscando a diminuição da morbimortalidade infantil”.