Um efetivo de 50 policiais civis está colaborando no descarregamento de alimentos no aeroporto. Na manhã desta segunda-feira, 31, o governador Tião Viana autorizou também a ida de 10 homens do Corpo de Bombeiros para Porto Velho auxiliar no carregamento. Devido ao aumento do fluxo para o abastecimento do estado, há mais voos diários e grande quantidade de suprimentos sendo descarregados, por isso o apoio ajuda a diminuir o tempo de solo das aeronaves e dá mais eficiência às operações.
“Cada voo estava tendo cerca de duas horas e meia de tempo de solo. Agora, com os homens auxiliando, está levando apenas 35 minutos. Isso é importante, porque cada aeronave tem um tempo de fadiga, ou seja, horas que tolera estar em ação. Assim, com a logística adequada, é possível ter mais voos”, explica o representante governamental, Thales Bessa.
Neste domingo, dia 30, foi quando se iniciou a colaboração da Polícia Civil no Aeroporto Internacional de Rio Branco. Chegaram 13 voos de aviões fretados e da Força Aérea Brasileira (FAB) – dois durante o dia, trazendo 17 toneladas de trigo e quatro toneladas de medicamentos, e mais onze voos noturnos, trazendo mais de 90 toneladas de suprimentos.