“Pequenas Picadas, Grandes Ameaças: Proteja-se e proteja o seu ambiente de doenças transmitidas por vetores”. Esse é o tema do Dia Mundial da Saúde de 2014, celebrado em 7 de abril, para comemorar o aniversário da Organização Mundial de Saúde (OMS), que tem como missão proteger a saúde e o bem-estar das pessoas.
Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), para o controle dessas doenças, a Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (Opas) propôs que o Dia Mundial da Saúde seja realizado no estado do Acre. A celebração ocorrerá no auditório do Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco, no dia 11 de abril, a partir das 8h30.
Durante o evento, serão realizadas palestras sobre malária e dengue com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e proteção contra os vetores que transmitem estas doenças.
A secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, destaca que o compromisso do governador Tião Viana para controlar as doenças transmitidas por vetores no estado tem sido reconhecido mundialmente pela Opas, como o Estado com uma das três melhores estratégias de combate à malária, por exemplo.
“As doenças transmitidas por vetores de maior importância epidemiológica no Acre são a malária e a dengue. Com os investimentos do governo do Estado, em parceria com o Ministério da Saúde [MS], a dedicação dos profissionais de saúde e a colaboração da população, estamos conseguido controlar os surtos dessas doenças”, disse a secretária, acrescentando, ainda, que o Estado comemora os resultados do trabalho, pois não houve mais registros de nenhum óbito causado por dengue ou malária.