Os médicos oftalmologistas do Hospital Albert Einstein, de São Paulo, começaram os atendimentos aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) no Acre na manhã desta quarta-feira, 2. As consultas e procedimentos médicos, como cirurgias a laser, serão feitos até amanhã, quinta-feira, 3, no Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco.
A maioria dos pacientes com problemas na retina é portadora de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. A previsão inicial de atendimento é de 157 pacientes, da capital e do interior do estado. Todos aguardavam vagas em hospitais de referência em retinologia em outros estados do país, pelo programa Tratamento Fora de Domicílio (TFD/Acre).
“Como o agendamento desses pacientes começou a atrasar, por causa da falta de vagas e médicos especialistas em outros estados, o governador Tião Viana procurou ajuda no Hospital Albert Einstein, uma referência na área e que prontamente se dispôs a ajudar”, explicou a secretária de Estado de Saúde, Suely Melo.
Os retinólogos do hospital paulista farão atendimentos no Acre durante dois anos. Além disso, o governo do Estado fechou uma parceria para capacitar médicos oftalmologistas da região na área de retinologia, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde (MS). “Com os nossos médicos capacitados, até 80% dos casos poderão ser resolvidos aqui no estado”, enfatiza a secretária.