O espetáculo “A Feira”, montagem do Grupo do Palhaço Tenorino (GPT) estreia curta temporada no Teatro Plácido de Castro, nos dias 12 e 13 deste mês, 20h30. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (estudantes). A nova temporada do espetáculo tem o apoio cultural da Fundação Elias Mansour (FEM) e Fundação Garibaldi Brasil.
“A Feira” conta a emocionante história de uma pequena família nordestina, que chega à cidade grande carregada de ilusões e esperanças, e encontra no ambiente de uma feira popular a dura realidade dos grandes centros urbanos brasileiros.
O GPT apresenta uma trajetória teatral de 22 anos que perpassa por montagens de espetáculos de dramaturgos brasileiros, projetos de formação e vivências em vários festivais nacionais. A ideia de montar “A Feira” surgiu do intercâmbio com grupos de outros estados brasileiros. Ela veio se consolidar no Festival Nacional de Teatro (Fenata), no encontro do grupo com a Companhia Oxente de Atividades Culturais, da Paraíba, dirigido por José Maciel. O espetáculo “A Feira”, tem texto de Lourdes Ramalho, com direção de Maciel.
Para Dinho Gonçalves, fundador e diretor do GPT, a escolha desta dramaturga é estratégica. “Uma vez que a cultura nordestina, retratada em sua obra, compõe uma importante vertente da formação das identidades culturais acreanas, devido ao grande número de migrantes nordestinos que vieram para o Acre para trabalhar na extração da borracha”, explica.