A Secretaria Municipal de Educação (Seme) proporcionou nesta quarta-feira, 9, um curso de Ikebana Sanguetsu, arte oriental, aos servidores do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) e Hospital Santa Juliana.
“Ikebana Sanguetsu é uma arte com flores que ensina o ser humano a conhecer e respeitar os fundamentos da lei da natureza, adquirindo conceitos filosóficos que contribuem efetivamente para tornar sua vida mais harmoniosa”, diz a instrutora do curso, Francinete dos Santos.
A atividade foi realizada no auditório do hospital e contou com a Rádio Humanizar e 30 servidores. “Agradecemos a presença da Humanização, grande parceira das ações da Prefeitura de Rio Branco”, afirma Marilia Leite, coordenadora do evento.
Origem da Arte
O Ikebana teve origem na Índia, onde os religiosos faziam grandes decorações para o altar de Buda. Porém, foram os japoneses que tornaram a prática conhecida. A arte é sempre composta por todos os tipos de plantas, como caules, folhas, flores e ramos. E, segundo os japoneses, simbolizam o céu, a terra e a humanidade.
O significado principal é de ser uma oferenda, ato para agradar religiões, também praticado por pessoas de origem nobre. Existem diversos estilos de Ikebana, o Brasil possui até uma associação, onde os praticantes possuem uma tradição espiritual.