A Defesa Civil do Acre e o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) têm se desdobrado para garantir o fornecimento de água em todos os 22 municípios do Acre. Na última quinta-feira, 10, mais um voo fretado com 21 toneladas de sulfato de alumínio chegou a Rio Branco.
Com a enchente do Madeira em Rondônia, que comprometeu o tráfego na BR-364, foi elaborada pelo Estado uma operação complexa de transporte de produtos de primeira necessidade. Dentre eles, os produtos químicos utilizados no tratamento da água.
“Nós temos distribuído produtos químicos para todos os municípios. Esse é o segundo carregamento que recebemos por via aérea. Diante de todas as dificuldades, com a intervenção direta do Governo do Acre nas áreas alagadas da BR, temos transportado via terrestre também”, disse o Diretor Executivo de Gestão Interna do Depasa, Marivan Nobre.
Ao todo, chegaram ao Acre, nesse período crítico da BR-364, mais 150 toneladas de Sulfato de Alumínio, Dicloro e 11 cilindros de Cloro Gás, com 900 cada um. Produtos essenciais que têm garantido o tratamento de água nas cidades acreanas.
“Além disso, já estamos aguardando a chegada, na próxima semana, de mais quatro carretas com 100 m³ de PAC [Policloreto de Alumínio], 100 toneladas de Sulfato de Alumínio e 15 toneladas de Dicloro. São todos esses esforços da Defesa Civil e do Depasa para garantir o abastecimento de”, afirmou Marivan Nobre.