Chegaram ao Acre neste sábado, 12, mais 20 profissionais da saúde, por meio do programa “Mais Médicos”, do governo federal, para atuarem na rede pública de saúde dos municípios. Dentre eles, um é brasileiro, da cidade de Rio Branco. Com essa nova turma, o estado tem mais de 130 profissionais contratados pelo programa.
Ainda no aeroporto da capital acreana, o grupo recebeu às boas-vindas do secretário adjunto de Atenção à Saúde, Irailton Lima. A previsão era chegar 28 médicos, porém oito tiveram problemas durante a regularização de documentos e deverão chegar nos próximos dias.
Para Irailton, o “Mais Médicos” veio fortalecer a Atenção Básica de Saúde e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida da população do estado, por meio da prevenção de doenças e promoção de saúde.
“Mais uma vez, a parceria do governo federal, por meio do Ministério da Saúde, contribui com Acre para que tenhamos médicos nos módulos de saúde da família realizando o atendimento inicial da nossa população, principalmente daquelas que residem em locais aonde o acesso é difícil”, disse o secretário adjunto.
A cubana Yali Romero, que irá atuar no município de Sena Madureira, disse: “Viemos com disposição para trabalhar aqui no Acre. Espero que os acreanos confiem em nós, pois estamos dispostos a dar o nosso melhor”.
Luiz Carlos Nascimento, natural de Rio Branco, cursou medicina na Argentina há mais de cincos anos. Além de médico, Luiz também é enfermeiro, formado pela Universidade Federal do Acre. Ele conta que exercer a profissão médica era um sonho, e o programa “Mais Médico” possibilitou realiza-lo. “Meu maior desejo era atuar como médico, poder cuidar das pessoas. Me sinto gratificado em compartilhar esse momento com meus colegas cubanos”, ressaltou.
Acolhimento
A programação de recepção oficial, com a apresentação do Acre e de dados específicos sobre a Saúde no estado, está prevista para segunda-feira, 14, a partir das 9 horas, no Hotel Imperador Galvez, Bairro Aviário.