O grupo de obesidade do Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco tem sido um dos departamentos da unidade hospitalar mais procurado dos últimos meses. Em novembro do ano passado, o grupo contava com um pouco mais de cem participantes. Segundo a psicóloga e coordenadora do programa de obesidade, Maria das Graças Lima, até este mês, foram contabilizados cerca de 400 novos usuários.
Para a coordenadora, a demanda de pessoas pelos serviços do programa de obesidade está relacionada à procura por qualidade de vida. “A população está atentando para os riscos que a obesidade traz à saúde. Diabetes, hipertensão e outros podem ser ocasionados pela obesidade”, alerta a psicóloga.
A obesidade, ou adipose, é uma doença multifatorial. Pode se desenvolver por problemas orgânicos, psíquicos e hereditários. O grupo de obesidade trabalha todas as áreas do paciente, por isso, conta com a ajuda de especialistas, como psicólogos, nutricionistas, cardiologistas, cirurgiões, endocrinologistas, fisioterapeutas e educadores físicos.
Maria das Graças ressalta a importância do grupo pós-bariátrica – pessoas que se submeteram a cirurgia de redução de estômago. “O paciente que faz a bariátrica precisa de acompanhamento médico pelo resto da vida, para reposição de vitaminas e outros nutrientes. No entanto, esse era o grupo mais defasado do programa. Mas, com a nossa dedicação e insistência, eles voltaram a participar das reuniões”, conta.
As palestras são ministradas cinco vezes por semana (segunda, terça, quarta e sábado), no auditório do HC, às 9 e às 19 horas. O grupo da família funciona às quintas-feiras, às 19 horas.