A Polícia Militar diplomou nesta quarta-feira, 16, mais de 40 policiais que participaram do II Curso de Especialização de Policiamento Ambiental (Cepa). A formatura foi realizada no Comando do Batalhão e respaldou os profissionais a atuarem como multiplicadores das ações realizadas em áreas rurais do estado.
A segunda edição disponibilizou vagas para os batalhões de Rio Branco e interior do Acre e teve duração de 30 dias. Ao todo, 22 disciplinas, entre aulas teóricas e de campo, foram ministradas durante a formação, com o objetivo de oferecer aos policiais as noções necessárias sobre os procedimentos operacionais na proteção dos recursos naturais, em defesa do meio ambiente e no policiamento rural.
A prevenção aos crimes comuns e a fiscalização em comunidades mais distantes do estado, para combater a incidência de infrações ambientais como a caça e pesca ilegais e a extração indevida de madeira, são algumas das finalidades do batalhão.
“Nosso objetivo é multiplicar as ações que o pelotão já realiza tanto nas fiscalizações ambientais como nas abordagens constantes em estradas e ramais para prevenir os crimes comuns, além de reforçar as visitas comunitárias”, explica o comandante do Pelotão Ambiental, major Negreiros.