Representantes do Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental (APA) São Francisco se reuniram na manhã desta terça-feira, 15, na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), para tratar da administração da área e apresentar o novo gestor da APA, o biólogo Ricardo Antônio de Andrade Plácido.
Na oportunidade, a nova gestão já retomou o Plano de Fiscalização da APA, que abordará de forma emergencial o controle e proteção ambiental. O plano será executado em parceria com o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e o Batalhão de Polícia Ambiental.
O plano tem como objetivos assegurar a integridade do patrimônio natural e construído da APA; minimizar os danos ambientais coibindo ações degradadoras no interior e entorno; promover ações compatíveis com sua preservação; e educação e difusão ambiental. Todas as ações do plano serão coordenadas e monitoradas pela Sema.
Em busca de parcerias, o novo gestor participará das atividades do dia 3 de maio, quando alunos e professores da Faculdade Meta (Fameta) iniciarão um processo de limpeza de um afluente do igarapé São Francisco e de conscientização no bairro próximo à instituição.
De acordo com o novo gestor da APA, Ricardo Plácido, a administração realizará também palestras de educação ambiental em escolas inseridas na área. Plácido diz que essa é uma das iniciativas que marcam a retomada da gestão da APA.
“Pretendemos conscientizar a comunidade residente na APA sobre seu papel na responsabilidade diante da gestão territorial e ambiental do espaço em que vive. A gestão realizará palestras de educação ambiental nas escolas e manterá o comprometimento de realizar uma palestra comemorativa do aniversário do bairro Adalberto Aragão em maio, conforme acontecido em anos anteriores”, completou.