Pelo menos 87 haitianos deixarão o abrigo do Parque de Exposições em Rio Branco rumo a Joaçaba, em Santa Catarina, nos próximos dias. Leandro de Paula, consultor de recursos humanos, está no Acre e representa, por meio de sua instituição, um grupo de 13 empresas em busca de mão de obra haitiana, que já empregou mais de 380 imigrantes no Sul do país.
Os estrangeiros que aceitarem a proposta de ir para Santa Catarina serão contratados para trabalhar em empresas de construção civil e metalúrgicas, em mecânica, frigoríficos, granjas e indústrias de laticínios, entre outros estabelecimentos. Os salários são em média R$ 900 (valor líquido), além de auxílio-alimentação e moradia nos primeiros seis meses. Após a seleção dos candidatos, as empresas contratantes enviarão ônibus para o transporte dos profissionais.
De acordo com o consultor, a procura por mão de obra em Joaçaba continua crescendo. “As pessoas no Sul não querem os empregos ofertados, por isso o esforço de vir até o Acre recrutar os haitianos”, disse.
Para o haitiano Manel Volma, 36, um dos selecionados pelo consultor, a chance que ele tanto esperava chegou. “Precisava muito de um emprego para sustentar minha esposa e minha filha que deixei no Haiti. Vou para qualquer lugar do Brasil que me ofereça trabalho”, disse.