A Biblioteca da Floresta recebeu na tarde desta quarta-feira, 30, um grupo de 12 mulheres pertencentes ao II Movimento de Mulheres Camponesas (MMC). A visita à biblioteca faz parte da programação de visitações aos pontos turísticos do Acre e contou com mulheres representando os estados de Roraima, Amapá, Rondônia, Amazonas e Acre.
Acompanhadas pela coordenadora estadual do movimento, Ariana Lopes, as mulheres se emocionaram ao subirem as escadas que ligam o térreo ao primeiro e segundo pisos da biblioteca, onde se encontra a exposição Varadouros de Chico Mendes. O grupo cantou a canção que homenageia a luta do patrono do Meio Ambiente Chico Mendes.
Para a rondoniense Esmeraldina Cunha, 43, a existência da Biblioteca da Floresta é muito importante. “Aqui nesta biblioteca vemos o compromisso do governo do Acre em preservar a identidade cultural da região. Acho que os estados que tiveram uma história semelhante deveriam também ter essa mesma iniciativa tão bacana”, diz.
“Arrepiei-me desde quando entrei aqui. Acho lindo o contato com a História do Acre que essa biblioteca oferece em seus espaços”, disse a amazonense Ena de Oliveira, 35, emocionada ao entrar na biblioteca.