Com o objetivo de incentivar o protagonismo juvenil, debater e sugerir melhorias na política educacional, o Acre sedia pela primeira vez a Conferência do Parlamento Juvenil do Mercosul. Os debates são realizados desde a última quinta-feira, 8, no auditório do Colégio Estadual Armando Nogueira (Cean), e reúnem estudantes da rede pública de ensino, educadores, políticos e autoridades.
O Parlamento Juvenil é uma ação coordenada pelos ministérios da educação de diversos países sul-americanos e conta com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Durante o encontro, os debatedores lembraram a realização da Copa do Mundo no Brasil e o potencial turístico acreano, e como isso pode contribuir de foma positiva na vida dos jovens e adolescentes que buscam qualificação profissional e a oportunidade do primeiro emprego.
Rachel Moreira, secretária de Estado de Turismo e Lazer (Setul), lembrou os avanços alcançados pela educação acreana nos últimos 16 anos e a importância disso para os moradores dessa região da Amazônia. “Discussões como essa fazem com que os governos se voltem para a juventude, direcionando ainda mais as políticas públicas para a educação”, disse.