Após o fim do período de inverno amazônico, o programa “Ramais do Povo” será executado pelo governo do Acre já neste mês. A solenidade de reabertura ocorre no sábado, 17, às 9 horas, no Colégio Agrícola – Estrada Transacreana.
O empreendimento faz parte de uma política pública de Estado que promove transformações sociais em diversos eixos, como na segurança, educação, saúde e produção agrícola familiar, porque oportuniza acesso a localidades antes intrafegáveis.
Iniciada 15 anos atrás, trata-se do desdobramento de uma ação estratégica desenvolvida na gestão do ex-governador Jorge Viana. O sucessor Binho Marques continuou os trabalhos e a concretização se deu há quase um ano, com o governo Tião Viana.
Segundo a gerente de ramais do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), Nascilda Araújo, a prioridade para cada região é definida junto aos presidentes de associações rurais, e o acordo fica registrado. “Essa ata é a nossa ‘bússola’”, ilustra.
A meta prevista para este ano é de 101,68 quilômetros de piçarramento, 38,32 de pavimentação, 74 de abertura, 1,5 mil metros de pontes, 8 mil de bueiros e 4,2 mil quilômetros de melhoramento – regulagem do leito do ramal.
Para a execução, o Estado recebe o apoio do governo federal, por meio do programa Terra Legal, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da bancada do governo em Brasília.