Para marcar o início das aulas ofertadas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em todo o estado, entre os dias 19 e 23, o Instituto Dom Moacyr (IDM) esteve presente nas cinco regionais do Acre. Tarauacá e Envira, do Juruá, Purus, Alto Acre e Baixo Acre receberam a diretora-presidente do IDM, Rita Paro, e a coordenadora da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, Ana Lúcia Abreu, para a abertura dos cursos técnicos.
Ao todo, cerca 510 educandos, divididos em 17 turmas, estão matriculados em Cruzeiro do Sul, Feijó, Tarauacá, Jordão, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter, Marechal Taumaturgo – Regional do Juruá e Regionaldo Tarauacá / Envira. Somados a Regional do Purus, Alto e Baixo Acre, este número ultrapassa dez mil pessoas atendidas pelo Pronatec.
Rita Paro falou nas escolas em que esteve sobre a importância de se fazer um curso técnico. “Esta oportunidade que o governo do Estado, em parceria com o governo gederal oferece pra vocês, é única. Ter um curso técnico gratuito vindo até este munícipio, permitindo a cada um aqui ter uma profissão a seguir, é de extrema valia. Portanto, se dediquem, façam um pacto da não desistência. Vocês são o nosso futuro’’.
Os cursos, que estão ligados às áreas de saúde, serviços e florestas, são oferecidos pelo IDM em parceria com a Secretaria de Educação e a Prefeitura de cada localidade. No início das aulas, os educandos recebem um kit composto por mochila, caderno, canetas, uniforme e uma ajuda de custo por cada hora aula assistida.