Pacientes de Xapuri, Brasileia, Epitaciolândia e Assis Brasil, cadastrados na Central de Agendamento de Cirurgias (CAC) do Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco, foram submetidos a cirurgias de hérnia e vesícula, no último sábado, 24, no Hospital Raimundo Chaar, em Brasileia. Ao todo, 23 pessoas passaram pelos procedimentos realizados pela equipe do médico cirurgião Yotaro Suzuki.
Já na capital, 213 pessoas passaram pela cirurgia de retirada de catarata (facectomia), de sexta a domingo, 23 a 25, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Tucumã.
Antes dos procedimentos cirúrgicos, os pacientes realizaram exames de ecobiometria, para verificar o grau da lente intraocular a ser implantando durante a cirurgia. O médico oftalmologista Eduardo Veloso e sua equipe foram os responsáveis pelo mutirão.
A mãe de Valdelice Santos, dona Valdelina Moraes, foi uma das pessoas atendidas durante o mutirão de catarata. “Minha mãe foi muito bem atendida pela equipe. Eu pude acompanhá-la durante todo o tempo. Ela não sentiu nada depois da cirurgia, está em casa e muito bem”, disse.