Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Governo anuncia investimentos no Sistema Público de Comunicação – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Governo anuncia investimentos no Sistema Público de Comunicação

Em breve, o sinal da TV Aldeia deve retornar às 22 cidades acreanas (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Em breve, o sinal da TV Aldeia deve retornar às 22 cidades acreanas (Foto: Arquivo Secom)

O governo do Estado investe na ampliação da infraestrutura do Sistema Público de Comunicação, com a proposta de garantir o acesso da informação aos acreanos. Atualmente, o complexo é administrado pela Fundação Aldeia de Comunicação (Fundac), que abrange a Rádio Difusora Acreana (“A Voz das Selvas”) e a rádio e TV Aldeia.

A empreitada contempla o aumento da capacidade de armazenamento de dados, que a partir de agora será digital, e a integração das unidades por meio de fibra ótica, possibilitando a recepção e o envio de som e imagem, além de ajustes definitivos na antena para que a transmissão alcance com mais qualidade os lares distantes do Centro.

“Em cumprimento à lei federal, a despedida do analógico também está em fase avançada na casa”, comenta o secretário de Comunicação (Secom), Leonildo Rosas. Após o prazo de concessão dado pelo Ministério das Comunicações (MiniCom), que se encerra em 2017, as emissoras de televisão ainda terão 12 meses para entrar no ar.

Além da estrutura, o governo investe na capacitação dos servidores da Fundac (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Além da estrutura, o governo investe na capacitação dos servidores da Fundac (Foto: Luciano Pontes/Secom)

O passo seguinte será a contratação de satélite para que o sinal da TV Aldeia, filiada da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e da TV Cultura de São Paulo – eleita pelo Instituto Populus a segunda melhor programação pública do mundo –, retorne às 22 cidades do Acre, a exemplo das 11 rádios do Sistema Público de Comunicação.

“Sena Madureira já possui programas locais, Cruzeiro do Sul está com 70% da estrutura pronta para produzir conteúdo, e em breve a capital também terá novidades na grade. Estamos investindo na capacitação dos nossos servidores”, revela o diretor de programação da Fundac, Alexandre Nunes.

Expectativa para a TV Digital

No início de abril, o Instituto Fecomércio de Pesquisa Empresarial do Acre (Ifepac) entrevistou 400 consumidores, dos quais 26% revelaram interesse na compra de televisores de última geração, impulsionados pela Copa do Mundo – cujo jogo de abertura será entre Brasil e Croácia, no dia 12 deste mês.

Segundo o governo federal, 69% dos telespectadores do país trocaram os aparelhos de tubo pelos de tela fina nos últimos três anos e, atualmente, cerca de 80% dos brasileiros já possuem o equipamento em casa.

Radiodifusão

Em março, o MiniCom também anunciou as regras para a migração de frequência das rádios AM para FM – reivindicação antiga dos radiodifusores –, na qual a Fundac já manifestou interesse e está no aguardo da liberação. A medida afeta diretamente “A Voz das Selvas”.

“Estamos num período de fundamental importância para a nossa história, que é a comemoração dos 70 anos da Difusora Acreana. Cumpriremos, então, o compromisso de modernizar essa que é para o governo a emissora mãe do Sistema Público de Comunicação”, explica Leonildo Rosas.

A expectativa é de que haja maior alcance da audiência, permitindo o acesso de dispositivos como smartphones e tablets, além do fortalecimento do ponto de vista comercial e financeiro. Hoje, o Sistema Público integra as associações das Rádios Públicas do Brasil (Arpub) e das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (Abepec).

“A criação e a consolidação da Fundac é importante no que se refere à organização administrativa da instituição, que organiza as outorgas das rádios e tevês, que até então eram retiradas e renovadas pela Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM)”, explica a diretora-presidente da instituição, Andréa Zílio.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464