A campanha de vacinação contra o HPV, que teve início em março deste ano em todo o Brasil, para meninas na faixa etária de 11 a 13 anos, já atingiu 82,19% do público alvo em todo o estado, segundo dados do Departamento de Vigilância em Saúde do Acre (DVS).
Até o momento, mais de 21 mil adolescentes já receberam a vacina. Alguns municípios ultrapassaram a meta de cobertura vacinal, que é de 80% do público alvo, como Brasileia (90,31%), Epitaciolândia (103,45%) e Bujari (125,78%). Rio Branco alcançou 85,28% de cobertura vacinal.
A Diretora de Vigilância em Saúde, Izanelda Magalhães, lembra que a vacina continua disponível nos postos de saúde. “A campanha continua. Há mais de 300 postos disponíveis em todo o estado para atender a população e vacinar os 20% das meninas na faixa etária de 11 a 13 anos”, afirmou.
O vírus HPV é altamente contagioso, sendo possível contaminar-se com uma única exposição. Sua transmissão se dá por contato direto com a pele ou mucosa infectada, por meio do ato sexual e também durante o parto. A vacina é muito importante para a prevenção do câncer do colo do útero, doença que mais mata mulheres no mundo.