Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Acre Solidário e Rio Branco Amiga lançam campanha Ajude a Reconstruir – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Acre Solidário e Rio Branco Amiga lançam campanha Ajude a Reconstruir

Todas as ações possíveis foram executadas no local e outras medidas estão sendo tomadas para auxiliar as famílias (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Todas as ações possíveis foram executadas no local e outras medidas estão sendo tomadas para auxiliar as famílias (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

No dia 13 de maio deste ano, a rotina de 28 famílias que moram no conjunto Manoel Julião, na capital acreana, foi alterada. Uma intensa mobilização do Estado e município de Rio Branco está sendo feita, desde então, para auxiliar as famílias, especialmente as que foram mais impactadas.

Era uma terça-feira, por volta das 14 horas. Alguns retornavam do almoço após uma manhã de trabalho. Outros estavam em casa e presenciaram um fato que mudaria suas vidas.

“Eu estava na parte externa da casa e meus dois filhos dentro. Eu vi tudo. Vi meu teto ruir. Passamos por momentos difíceis, mas graças a Deus estamos bem”, diz Silvia Batista, professora, que morava em frente a casa onde ocorreu a explosão. “Os danos foram móveis, teto, forro, parte elétrica e o carro, também atingido”, pontua.

Os primeiros atendimentos do Estado vieram a partir das ligações ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). A partir desse momento, foram deslocadas as equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Corpo de Bombeiros.

No local, fizeram uma avaliação da área e atendimento e seguem diversos protocolos. A guarnição se desloca para o cenário e tem uma série de procedimentos. “O comandante do socorro faz análise de quantos carros e pessoas necessitam para dar resposta à situação” descreve o major Santos, que esteve na ocorrência.

Há ainda a comunicação com outros órgãos institucionais, como as polícias Civil (que por meio da Polícia Técnica fez a perícia e analisa as causas do sinistro) e Militar (que isolou a área para evitar a invasão ou acesso de curiosos ou vândalos e manteve a ordem no local).

FLASH
Primeira-dama Marlúcia Cândida realizou várias reuniões com os moradores das cinco casas mais afetadas (Foto: Luciano Pontes/Secom)

O Samu realizou o atendimento pré-hospitalar e fez os encaminhamentos para as unidades de saúde, de acordo com o caso. “O que foi possível fazer para minimizar os danos os bombeiros fizeram”, completou o major Santos.

A Secretaria de Assistência Social do Estado e do município fez o acolhimento na hora e depois do acidente. Também foi oferecido apoio psicológico às famílias.

“Quero agradecer ao Corpo de Bombeiros e ao Samu, e pelo o trabalho que tem sido desempenhado por todas as pessoas que têm dado, dentro da medida da lei e da responsabilidade de representar o governo, tudo o que têm se empenhando em favor da gente”, ressaltou Ruth Alencar, que perdeu o marido, com quem era casada há 30 anos, na explosão.

Além das ações do poder público, os movimentos Acre Solidário e Rio Branco Amiga, com o apoio da Central de Articulação das Entidades de Saúde (Cades), iniciaram uma campanha para ajudar as cinco famílias que ficaram desabrigadas a reconstruir suas casas. Uma conta bancária foi aberta especialmente para receber as doações.

“Fica o nosso apelo como estado, que está colaborando com sua estrutura, dentro dos limites jurídicos e financeiros, mais o Acre Solidário, para que todos possam abraçar essa campanha e ajudar as famílias na reconstrução das suas casas”, finalizou Marlúcia Cândida, coordenadora do Acre Solidário.

Ajude a Reconstruir (2)


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464