O governador Tião Viana visitou na manhã desta quinta-feira, 5, em Senador Guiomard, a Associação de Trabalhadores em Reciclagem de Resíduos Sólidos do Quinari (Acresoqui), que completa uma década este ano, e recebeu um investimento de mais de R$ 800 mil em sua sede e novos equipamentos, por intermédio da Secretaria de Pequenos Negócios. A associação vive um novo momento, e seus 33 sócios fizeram questão de agradecer ao governador pela parceria e por acreditar no trabalho.
Tião tem uma relação de respeito muito forte pela Acresoqui, desde que era senador. “Aqui temos voluntários, gente que ainda não consegue tirar uma renda fixa com o trabalho de coleta de materiais recicláveis. Mas com esses novos investimentos, esperamos que até o fim do ano isso mude”, ressalta Tião Viana.
A Acresoqui não trabalha com o sistema de catadores, mas com pontos de coleta espalhados pela cidade. Embora venda a coleta de forma bruta, após o processo de compressão, também produz tapetes, brinquedos, caixas e pequenas bolsas. Após o investimento do governo e a aquisição de um caminhão, a associação pretende saltar de três toneladas de material reciclável coletado por mês para 120 toneladas ao ano.
Uma das fundadoras da Associação, Maria de Lourdes, conta que desde o começo foi difícil, quando a ideia de reciclar surgiu em 2003 junto com as Irmãs Sebastianas, e só depois de um ano as atividades começaram. “Sempre trabalhamos com muita dificuldade. Mas agora temos tudo para um desenvolvimento econômico melhor. Ganhamos mais do que queríamos deste governo”, disse uma emocionada Maria.