Para garantir a segurança do público na Cavalgada, o governo do Estado, a prefeitura de Rio Branco e a comissão organizadora do evento divulgaram mudanças para a edição deste ano, durante entrevista coletiva concedida nesta segunda-feira, 16.
Por determinação do Ministério Público Federal no Acre (MPF/AC), a data do evento foi transferida do sábado para o domingo, 27 de julho, para não interferir no fluxo do trânsito na região do Segundo Distrito.
Para Ari Palu Júnior, presidente da comissão organizadora, a medida deve atrair um número maior de participantes, já que sábado ainda é dia útil para muitos trabalhadores, a exemplo do setor privado. “Domingo é um dia de lazer”, avalia.
As inscrições para as comitivas estarão abertas já no próximo dia 20 até 23 de julho, e a vistoria dos veículos será realizada nos dias 24 e 25 também do mês que vem, no estacionamento do Arena da Floresta, pelo Corpo de Bombeiros.
Os órgãos de segurança do Estado intensificarão o policiamento nas áreas que apresentam maior concentração de animais e público, como nas rotatórias, postos de gasolina e canteiros centrais ao longo da Via Chico Mendes.
Segundo a secretária de Turismo e Lazer (Setul), Rachel Moreira, a possibilidade de ocorrência de imprevistos sofrerá redução. “Além disso, quando garantimos o fluxo, os espaços vazios desaparecem e a festa fica mais bonita”, comentou.
Como os ingressos garantem acesso ilimitado a bebidas alcoólicas, o Ministério Público do Estado do Acre recomendou que os menores de 18 anos usem pulseiras padronizadas para identificá-los e, assim, evitar o consumo, proibido por lei.
Por fim, a comercialização de garrafas de vidro está proibida durante a Cavalgada e a Expoacre. Em contrapartida, a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis de Rio Branco – projeto Catar – terá oferta de toneladas do produto.