O Parque de Exposições Marechal Castelo Branco será interditado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) para execução do processo de desinfecção de galpões, baias, cochos, currais e todo espaço interno a partir desta segunda-feira, 7. Nesse período de higienização fica proibida a entrada de animais de médio e pequeno porte.
O vazio sanitário é necessário para impedir possíveis contaminações que possam por em risco a saúde dos animais expostos na feira agropecuária. O Parque voltará a receber animais no dia 14 de julho.
O responsável técnico do Programa de Sanidade Equídea (PNSE), Daniel Nunes, disse que este ano a fiscalização será rigorosa e só poderão participar da Exposição e Provas da Expoacre os animais que estiverem com o documento obrigatório para movimentação de equídeo (GTA) e exames negativos de Anemia Infecciosa Equina (AIE) regularizados.
“O produtor que não apresentar os exames exigidos pelo órgão fiscalizador será autuado e o animal retornará as origens”, destacou Nunes.
A Expoacre ocorre de 26 de julho a 3 de agosto, em Rio Branco, Acre. Além do setor de negócios e entretenimento, uma das vitrines mais visitadas é a exposição de animais suínos, equinos, caprinos e bovinos.