A Secretaria de Turismo e Lazer do Acre (Setul) começa nesta quinta-feira, 3, durante o 16° Arraial Cultural, a primeira pesquisa do projeto que visa identificar o perfil das pessoas que visitam eventos culturais e de lazer realizados no Estado, tantos os visitantes internos como o turista que se desloca de um município para outro ou que vem de outras cidades. Nesta primeira sondagem, os pesquisadores da Setul coletarão dos dados somente deste dia 3, e o resultado será uma amostragem sobre quem é esse visitante.
As respostas irão traçar uma imagem, um espelho, desse visitante ou turista, segundo Adalgisa Bandeira de Araújo, chefe do Departamento de Turismo e Artesanato da Setul. A abordagem abrangerá questões como o motivo da visita ao evento, itens que mais atraem e interesses sobre tradicionalidade, cultura ou diversão. O formulário será construído ao longo do ano por técnicos da secretaria, conforme a demanda.
A segunda ação da equipe será neste sábado, 5, durante o Brasileia Folia. Em parceria com a prefeitura de Brasileia, a pesquisa tem como foco identificar o perfil do turista que visita o município durante a festa, realizada todos os anos em comemoração ao aniversário da cidade. A pesquisa será aplicada no sábado e o resultado também sairá por amostragem.
O resultado da pesquisa será encaminhado à prefeitura do município e à associação comercial de Brasileia, para que as informações possam ser usadas no planejamento estratégico do evento no próximo ano. A secretaria irá realizar esse trabalho em todos os eventos que integram o calendário oficial do Estado e dos municípios do Acre.
Pesquisa semelhante tem outro alvo: conhecer o perfil do turista que visita o Acre, também nesses eventos. Motivo da viagem, meios de hospedagem, meios de transporte e qual a mídia que proporcionou a informação então entre os itens pesquisados. A ação faz parte da gestão voltada para o fortalecimento da cadeia produtiva. “Para que o empresário possa investir no segmento, ele precisa estar ciente de que esse investimento dará resultado. É preciso mostrar números, para que eles tenham subsídios e continuem acreditando na atividade”, explica Adalgisa.
A secretária de Turismo e Lazer, Rachel Moreira, diz que a pesquisa é a primeira sondagem que o governo do Estado realiza com a intenção de oferecer ao próprio setor uma resposta das ações geradas pelas políticas públicas desenvolvidas. “Essa pesquisa nos trará as primeiras estatísticas e irá aprofundar ainda mais os resultados que estão sendo trazidos por programas do Ministério do Turismo, como o Cadastur, que nos dá um panorama do turista que se hospeda em nossos hotéis.”