Para beneficiar os alunos da rede pública estadual de ensino, a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) firmou nesta quinta-feira, 30, parceria com a Faculdade Meta (Fameta), que irá ofertar bolsas de estudos nos cursos da instituição de ensino superior.
A oferta inicial contará com 60 bolsas, sendo 30 integrais e 30 parciais, com 100% e 50%, respectivamente, de isenção das mensalidades do curso escolhido, incluindo administração, ciências biológicas, farmácia, enfermagem e fisioterapia.
Reunidos na SEE, mais de 20 representantes de escolas públicas compareceram à reunião, organizada pelo secretário da SEE, Marco Brandão, e pelo diretor acadêmico da Fameta, Aberson Carvalho de Sousa.
“Sabemos que muitos alunos não possuem condições de pagar um curso superior, e foi pensando nesse compromisso com a inclusão que buscamos estabelecer essa parceria, que totaliza mais de 1 milhão de reais investido no ensino público do Estado”, disse Sousa.
O aluno interessado em adquirir uma bolsa integral deve possuir uma média escolar 8 no seu histórico escolar até o momento da realização da prova. Já para a bolsa parcial, basta que o aluno não tenha nenhuma reprovação, sendo possível parcelar os 50% restantes por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou adquirindo mais uma bolsa de estudos no Programa Universidade para Todos (Prouni).
A escolha dos candidatos será decorrente do processo seletivo previsto para o dia 16 de novembro, que já incluirá os estudantes selecionados para o próximo ano letivo da Fameta, com início marcado para o dia 2 de fevereiro do próximo ano.
“Estamos muito felizes com essa parceria. Espero que nossos alunos possam ser aprovados para cursar o ensino superior com 100% das despesas pagas, pois muitos deles não possuem condições financeiras para pagar um curso desse porte”, explicou Francielda Lima, coordenadora de ensino da Escola Santiago Dantas, localizada no km 15 da Transacreana.
De acordo com Marco Brandão, “com o apoio de excelentes parceiros como a Fameta, buscamos oportunizar o acesso à educação de várias maneiras, influenciando positivamente o futuro dos jovens e o futuro do próprio Estado”.