Desde o início do mês de outubro deste ano, os alunos do Curso Técnico em Enfermagem do Instituto Dom Moacyr (IDM) estão em prática de estágio supervisionado nos centros de saúde das Placas e Ary Rodrigues. Realizam a formação técnica 40 jovens e adultos que se inscreveram por meio do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) e que foram classificados de acordo com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O curso é ofertado pelo governo do Acre, por meio da unidade do IDM, a Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, e pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), pelo qual eles recebem fardamento escolar, material didático e auxílio estudantil referente à carga horária estudada, para custeio de lanche e passagem escolar.
O estágio consiste em conhecer na prática as áreas de saúde da criança, do adolescente, da mulher e do idoso, realizando palestras educativas sobre planejamento familiar, prevenção de DSTs, auxiliando na triagem dos pacientes, na coleta do PCCU, preenchendo formulários de requisição de exames, enfim, participando das ações concernentes à profissão do Técnico de Enfermagem.
Alan Cavalcante mora no bairro Mocinha Magalhães, é aluno do curso e está realizando as práticas do estágio no Centro de Saúde Ary Rodrigues. “O curso está oferecendo uma grande possibilidade de trabalho, porque a área da saúde é ampla. Pretendo trabalhar em um centro de saúde com idosos e crianças. Essa é uma oportunidade para aqueles que, assim como eu, não têm como pagar um curso e, assim, poderão conseguir um emprego mais rápido”, disse Alan.
“A formação de novos técnicos é uma ação de governo que visa conscientizar sobre a importância do papel do profissional no atendimento do serviço de saúde do estado e, de forma humanizada, trazer melhoria à qualidade de vida da população acreana”, enfatizou a diretora-presidente do IDM, Rita Paro.